Três anos de ITZY: de “DALLA DALLA” á “LOCO” (e o debut pavoroso do NMIXX)

Fala, MIDZYs. Buenas? Eu tô tão de boa que nem parece que sou eu. I MEAN. Tive uma crise de ansiedade semana passada? Tive. Mas fora isso tá tudo indo tão bem que eu tô assim pensando, Que coisa horrível tá vindo por aí? Impossível tudo estar indo tão bem e eu estar sabendo lidar tão bem com o fato de que agora eu TRABALHO. Voluntário sim pois ainda não sou formada mas eu FAÇO COISAS. PRA OUTRAS PESSOAS. EU ATENDO. E TÁ TUDO BEM! É SOBRE ISSO! Meu deus, eu atendo. Como foi que eu cheguei aqui eu só tenho seis anos. Mas os atendimentos estão indo BEM? A minha eu gemini está dominando a minha eu capricórnio durante as sessões e eu falo e eu não tenho vergonha de falar coisas. Ontem fiquei admirada comigo mesma com o tanto que eu conversei com a minha paciente adolescente como se tivéssemos a mesma idade kkkk. A assistente social vai me dar PELO MENOS mais duas crianças, eu vou conversar com os pais na quinta. Meu deus. Cinco.

Sabiam que minha paciente adolescente é CAPOPEIRA? Perguntei o que ela gosta de ouvir e ela assim …eu gosto de música coreana… e eu QUAL GRUPO e ela BTS arrrrrrr. Mostrei pra ela minha tattoo de “Serendipity” e já fui explicando que sim, eu sou DOIDA! Não. Eu perguntei QUAL SEU FAVORITO e ela …O KOOKIE APESAR DE QUE EU SOU CASADA COM TODOS MAS O KOOKIE É MAIS arrrrrrrrrr. Jungkook safado pipi de ouro sempre roubando corações. E EU RESPONDI. POIS EH MENINA EU DIVORCIEI DO TAEHYUNG NO MOMENTO NAMORO O LEE KNOW DO STRAY KIDS MAS O KOOKIE FICA ME TENTANDO!!! Meu ápice como psicóloga, capopeira e doida até aqui. Depois disso eu atendi de novo os dois guris mais docinhos do mundo, consegui tirar deles o que eu preciso? Não! Mas se divertimos muito? Sim! Um deles disse que queria que a terapia durasse mais tempo oh meu deus. Meu bichinho. Terei problemas porque qualquer quiança que vier eu vou ficar meu deus meu bichinho. Mas meu primeiro paciente, sabe. Filhotinho…

Enfim, gatites. Imagino que essa hora vocês já tenham escutado a mais recente bomba que a JYP Entertainment tacou no mundinho capopeiro, ou não? Se não agora poderão escutar pois estarei disponibilizando o link dessa bagunça sonora horrível aqui embaixo.

Na moral? Sem dó nem piedade? Meu deus, que troço RUIM. Não acredito que a JYP safada hypou tanto esse grupo por um ano pra mandar uma mistura PIORADA de Everglow com as piores do LOONA. NÃO, E PIOR QUE ISSO. Uma mistura piorada de Everglow com as piores do LOONA e uma música com o selo “I Got A Boy” de qualidade discutível! Chega no minuto 1:20 desta merda e tudo muda completamente pra uma demo que provavelmente foi descartada do ITZY por ser sem graça demais pra elas, aí em 2:20 vem outra bagunça sonora, destruindo nossos ouvidos, puta que pariu, JYP. Pra você ver como a SM é a boa, isso é a mesma coisa que o Aespa fez em “Next Level”, mas sinto muito, NMIXX, vocês ainda tinham que tacar muita farinha (ou ter uma “Black Mamba” na discografia) pra fazer a gente engolir isso aí. Nossa, nem minha irmã capopeira curtiu (odiou, na verdade) e ela tava falando desse debut há MESES. Que catástrofe capopística.

Sem hate ao NMIXX. Ouvi dizer que o clipe delas é uma cópia fiel de algum clipe do ATEEZ, que eu já vi mas não lembro porque desde “Answer” a única coisa que eu lembro é a cópia fiel deles de “Love Shot”, do EXO. O nome é reciclado do grupo que teria sido formado em 2014 com algumas integrantes do TWICE, o 6MIXX, old que a JYP só não botou um 7MIXX nelas porque já tinham o GOT7 de número sete da empresa. Ai, são crianças, né. A mais nova é de 2006, eu podia estar atendendo ela qualquer dia desses. Mas eu não entendo a existência do NMIXX, pelo menos agora. Por que debutar um grupo novo de meninas enquanto o ITZY ainda está se desenvolvendo? “Ai, Gigi, mas o ITZY já tem três anos”, três anos é pouco. Nenhuma empresa sabe lidar com tantos girl groups ao mesmo tempo, a SM leva uns cinco a seis anos pra debutar um novo, a YG sete e olhe lá, o TWICE por acaso tá pra disbandar em Outubro? Simplesmente cedo demais, ainda mais agora que os resultados nas digitais do ITZY estão abaixo do esperado e elas precisam de um novo hit.

NMIXX; Não conheço nenhuma além da Lily M, que parece a Lisa feia, ou seja, feia (com todo respeito)

O ITZY sim, é meu grupo de filhotas. Eu reclamei de “Dalla Dalla” quando saiu? Reclamei… Mas logo desceu e eu percebi o hit que eu estaria perdendo se não descesse… Eu gosto que a Lia esteja na lineup? Não… Mas fazer o que… Eu só acho que ela funcionaria melhor como uma cantora solo do que em um grupo baseado em performance mas Yeji, Ryujin, Chaeryeong e Yuna são todas mágicas na questão carisma. Enquanto eu não curti tanto assim “Icy” no momento do lançamento (deitei depois!), com “Wannabe” foi amor à primeira vista. Até o momento eu acho que esse é o ápice do grupo. “Wannabe” é tudo, divertida, catchy, carregando legal o “lema” delas de garotas fortes e poderosas. Depois de uns dois lançamentos meio ruins que me obrigaram à fazer críticas destrutivas às minhas próprias crias, o ITZY voltou pela última vez até o momento (22 de Fevereiro de 2022) com “LOCO”, um single dessa vez sobre estar louca de amor pelo qual eu realmente fiquei louca de amor na primeira ouvida. Muito bom poder falar bem de um grupo que você gosta…

Yeji, Lia, Ryujin, Chaeryeong e Yuna na era “LOCO”

Por isso que hoje, dia do debut horrível, super barulhento e ainda por cima sem timing do NMIXX, eu decidi fazer um passeio pela carreira do ITZY (três anos do bebê!) falando de cada era, as coisas que eu mais gostei nelas e porque não gostei de algumas. O ITZY se vendeu como um grupo bem diferente, e eu acho que supriu essas expectativas porque é fato, hoje em dia você já ouve músicas diferentonas experimentais no kpop e pensa Humm, isso tem uma cara de ITZY. O conceito girl crush / girl power colou, visualmente o estilo delas é muito próprio e os clipes são uma explosão de visuais que eu adoro. Isso sem contar ainda que né. A COREOGRAFIA. ITZY são DEUSAS da coreografia, à primeira vista elas parecem super difíceis, com vários movimentos complicados, mas também são bem divertidas de tentar aprender. A Yeji é perfeita, se ela quisesse ser um trisal comigo e o Minho a gente aceitaria. A Yuna o que ela não tem de voz ela tem de charme. Ryujin como center chama muita atenção e Chaeryeong é uma dance machine igual a irmã. E a Lia, apesar de que eu ache que ela não orna, tem voz. Como grupo, é um pacote muito bem montado.

Vamos então, menines, ser diferentonas, independentes e poderosas que não ligam pra opinião de ninguém hoje? Ou vocês preferem não lacrar tanto no perfil do orkut e são gatinhas procurando por um oásis porque estão loucas, louquinhas de amor? Segue a curta mas potente carreira do ITZY, depois de um gif do meu namorado favorito e colega de empresa delas que me deixa cray cray crazy in love… Será que ele tem o contato da Yeji…?

IT’Z DIFFERENT (Title track: “Dalla Dalla”) – Acho que “Dalla Dalla” me causou uma estranheza no início porque eu esperava uma coisa diferente… Não sei, a música parecia mal montada, como se os pedaços tivessem fora do lugar e aquele teaser precisasse ser a ponte da música. É mais ou menos a sensação que me causou “God’s Menu”, do Stray Kids. Mas a música é tão divertida, colorida, que te envolve e quando você vê já te ganhou. Que grande acerto foi não colocar a Somi nesse grupo, porque a Yuna nasceu pra isso. O segundo verso, que eu achei que seria a ponte, depois de um tempo eu percebi que é o que dá o toque diferentão delas, apesar de que eu não goste tanto de segundos versos de rap, tinha mesmo que estar ali. Os efeitos na música, como o toquezinho do elevador por exemplo, fazer todo o sentido mesmo. O refrão é super cativante! E a coreografia é tudo de bom (essa eu aprendi!). Sobre “Want It”, eu não gosto muito não. Parece muito gritada.

Aprende, NMIXX

IT’Z ICY (Title track: “Icy”) – Quem gostou de “Dalla Dalla” não tem motivos pra não gostar de “Icy” porque a fórmula é igual. No início me causou o mesmo estranhamento, parecia uma coisa barulhenta. O negócio do ITZY é que parece que tem muitos elementos sendo jogados nos ouvidos e na tela ao mesmo tempo, eles te confundem, mas só ouvindo eu acho que desce até mais rápido que “Dalla Dalla” (apesar de que “Dalla Dalla” seja minha favorita e o debut da geração)! O pré-refrão é muito marcante, os “icy but i’m on fire” e os “i see that i’m icy” funcionam muito. O break é ainda mais legal nessa música e tudo é muito divertido. Com o tempo aprendi a gostar muito de “Icy”. “Cherry” é legal, pra mim funcionaria como segundo single por exemplo, tipo um lado velvet só que mais puxado pro hip hop. “It’z Summer” me soa como uma “Icy” com menos elementos. O remix de “Dalla Dalla” deixa a música com mais cara de feita pra dançar na baladinha. E sabe que “Want It” eu achei que melhorou? Os versos soam menos gritados. Mas pessoalmente eu teria incluído as originais já que o primeiro single album não foi colocado à venda.

IT’Z ME (Title track: “Wannabe”) – “Wannabe” é o clímax da trilogia empoderada e o ápice da carreira das meninas até aqui. Acho que foi a música mais bem trabalhada com essa “fórmula” ITZY, com muitos elementos o tempo inteiro, mas de alguma forma funcionando super bem. O refrão é muito bom!!! E a coreografia também acredito que seja a melhor delas (entre tantas incríveis). Tudo muito icônico, os ombrinhos da Ryujin, o break maravilhoso que o Aespa viria a copiar no final do ano, tudo muito bom. “Ting Ting Ting”, com um tal de Oliver Heldens, é mais uma pras baladinhas, gostosa, me lembrou um pouco de 2010. “That’s A No No” é bem divertida e “Nobody Like You” é puxada pra um pop rock, é minha favorita entre as album tracks. “You Make Me” e “I Don’t Wanna Dance” também são bem legais, a segunda eu gosto porque é bem dançante haha. “24HRS” é como um hino do ITZY. É um EP bem legal, com a cara delas e uma title track arrebatadora que continua sem ser superada…

NOT SHY (Title track: “Not Shy”) – Vocês gatinhas também não são tímidas? “Not Shy”, como TODO single do ITZY, causou uma estranheza, e foi mais difícil de acontecer comigo do que as outras já citadas. Sei lá, é barulhenta, os “not shy, not me” e elas falando “itzeeee” durante a música são legais mais… Não sei. Acho que eu estava esperando demais desse comeback depois do hit que foi “Wannabe”. Mas finalmente, a trilogia empoderada acabou e agora as filhotas estão prontas pra encontrar um amorzinho, já que de tímidas elas não tem nada. Depois de um tempo eu curti, o ritmo é legal, a coreografia (como sempre também) ajuda bastante o pacote completo a descer, pois são todas muito boas. Sobre o mini album, eu acho todas as album tracks bem legais. Aqui eu acho que foi o ponto em que as album tracks delas começaram a soar como músicas da SM (a JYP deu pra chamar os mesmos produtores – até a Kenzie participando de composições de fora!). “Don’t Give A What” é bem divertida, “Louder” é legal nos versos mas me decepciona um pouco no refrão. “iD” acho que é minha favorita entre elas. “Surf” e “Be In Love” também estariam em casa na discografia atual do TWICE.

GUESS WHO (Title track: “Mafia In the Morning”) – Ai, lá vem. Não vou nem me dar o trabalho de escrever tudo de novo, apenas vou buscar o que eu já falei sobre “Mafia In the Morning” no primeiro post que eu fiz pra esse blog:

“Quase nada presta em “Mafia In the Morning”. Os versos falados são insuportáveis, pelo amor de deus, sdds melodia. A voz da Yuna é insuportável, te adoro meu anjo, te acho lindíssima, mas fique calada. E deram tantas partes pra ela meu deus os “rim dim dim” do refrão como pode insuportáveis. Ryujin também coitada não sabe cantar nem tem boa dicção e os versos falados são muito ruins. As partes melhorzinhas só mesmo quando Lia e Chaeryeong cantam mas pra mim não são o suficiente pra salvar do estrago”.

Acho que é isso que causa a maior estranheza nas músicas do ITZY, o instrumental cheio de elementos + os versos falados, porque vamos combinar que voz essas princesas não tem. Normalmente, depois de um tempo, desce. Mas minha nossa, “Mafia In the Morning” é muito ruim. Os versos com Yuna, Yeji e Ryujin estão especialmente ruins. Alguém na blogosfera chamou a Yuna de “voz de gralha”, nessa aqui eu vou ter que concordar, meu deus, minha filha. CALE A BOCA. O refrão, até gruda, o que não significa que seja bom. A Lia, que tem voz pra fazer o que pode, se anula com sua cara de quem está odiando estar ali. Mas pelo menos a coregrafia é bem boa! Se tem coisa na qual ITZY não decepciona NUNCA, é na coreografia. “Sorry Not Sorry” teria sido um bom single, traria um lado bem diferente delas. As minhas album tracks favoritas são “Kidding Me” e “Shoot”, essa última eu acho que funcionaria legal no Stray Kids? Amamos grupos irmãozinhos. “Tennis” é bonitinha, fim de álbum mesmo.

CRAZY IN LOVE (Title track: “Loco”) – Essa eu fiz uma review do primeiro álbum completo delas! Amei “Loco” de primeira, finalmente senti que o meu ITZY botou um cropped e reagiu. “Loco” é catchy, divertida, colorida, acho que é a música menos bagunçada e mais redondinha delas até o momento. Quotando à mim mesma, “amei, adorei, achei 100%, batidão gostoso, com cara de girl crush, tudo de bom”.

Aquele instrumental carregado que é marca registrada do ITZY tá lá mas tá bem feito de forma que a música parece planejada pra ser uma música só e não uma colagem de várias músicas. Os vocais estão mais naturais, mais bem escolhidos, parece mais que elas são cantoras (de um grupo de kpop, pelo menos) e menos que elas estão falando frases aleatórias. O clipe está uma graça, lindo demais. Os visuais estão lindos, as meninas estão maravilhosas.

Achei que faltou um ponto chave na coreografia como os ombrinhos da Ryujin em “Wannabe”, por exemplo, mas aí é só uma questãozinha que poderia deixar ainda melhor o que já estão bom. “Swipe” eu avisei que seria o segundo single, tem cara de b-side do Inkigayo e foi mesmo kkkk. “Twenty” eu achei um pouco irritante conforme ela passa. “Gas Me Up” diminui um pouco o ritmo frenético do álbum e prepara o terreno pra “Love Is”, certamente a minha album track favorita entre todas delas. 100%. Acho que merecia ser a última faixa pra fechar com chave de ouro. As versões em inglês delas são apenas cringe, com “Loco” não seria diferente. Os instrumentais dos singles antigos não precisavam estar ali. Mas enfim, é um bom álbum de girl group.

E é isto, galera. ITZY é um grupo bem complicado, oito ou oitenta – ou você gosta de farofa, ou você não aguenta a barulhada. E eu gosto de farofa sim! Acho a vibe experimental delas muito única, um dos pilares da quarta geração do kpop (rola muita coisa experimental mas que em muitas vezes acaba em cagada). Em questão de coreografia, eu tenho certeza que elas são as melhores atualmente, fora que são um poço de carisma (menos a Lia), elas diminuem seus pontos fracos (a falta de vozes) com esses dois fatores fortíssimos. E as músicas são muito catchy, até a horrorosa quando você vê tá cantarolando I’m the mafia ma mafia yah we do it like a mafia pela casa. Um grupo quase completo, com uma discografia peculiar mas eficiente.

Ficamos no aguardo do comeback (o último foi lá em Setembro), e esperamos que não seja um estrago moderado quando “Mafia In the Morning” nem um estrago GIGANTESCO quanto foi esse debut do NMIXX. Sério. Não vi uma pessoa sequer falar que curtiu, e as digitais estão piores que as do Stray Kids, o que em se tratando de girl group da JYP é uma tragédia sem precedentes.. Espero que o véio esteja revendo todos os seus conceitos e percebendo que debutá-las agora pode ter sido um erro…

Eu vou dormir um soninho com minha dog (que está meio dodói, desejem melhoras AGORA), depois vou voltar pro meu estado de completa ansiedade pelo que farei nos meus próximos atendimentos que só devem acontecer na outra segunda porque semana que vem é carnaval. Como eu faço essas sessões serem mais divertidas, meu deus? Que dinâmicas eu uso? Como eu faço essa experiência ser legal pra uma adolescente e como eu tiro dos piticos tudo o que a mãe deles mencionou se eles pra mim se mostram completamente o oposto? Eu tenho TANTAS perguntas pra fazer pra minha psicóloga (e supervisora) mas ela está trabalhando e eu não quero encher o saco MAS SÃO TANTAS PERGUNTAS. TANTAS DÚVIDAS. O bichinho disse que queria que a terapia durasse mais COMO EU FAÇO PRA ELE SE SENTIR ASSIM TODOS OS DIAS?!!! MAS COMO EU DESCUBRO DELE TODOS OS PROBLEMAS QUE A MÃE MENCIONOU? Aguardem as cenas dos próximos capítulos das aventuras da psicóloga Gigi Gigi Baby Baby. Eu consigo fazer isso. Eu consigo. Aaaaaa.

I feel like I was born to love ya…

1 thoughts on “Três anos de ITZY: de “DALLA DALLA” á “LOCO” (e o debut pavoroso do NMIXX)

Deixe um comentário