Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) *COM SPOILERS*

Esse texto contém SPOILERS!!! Muitos!!! Não leia se você não viu o filme!!! A não ser que você seja igual a Gabi e goste de ser spoilado/a. Spoilers!!! Tá por sua conta e risco!!!

Olá, gatinhas marvetes, tudo bom??? Pois a blogueirinha Gigi Gigi Baby Baby está em êxtase, a blogueirinha Gigi Gigi Baby Baby está impactada, a blogueirinha Gigi Gigi Baby Baby está completamente negoçada de emoção e felicidade e desespero e tristeza e nostalgia e satisfação e bitterweetness e mais desespero e tiro, porrada e teia!!! Assisti o miranhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahshdhhsssjddhhsjdjfjjjfdkkdjdhfhdjskskkkhsgggd. Não foi um dia fácil, porém! A recompensa do multiuniverso só veio depois de mais uma crise, mais um chororô, mais um dia de Gigi preocupando todo mundo. Eu simplesmente NÃO AGUENTO MAIS ser estragada assim. Hoje fui na médica e ela mexeu na minha medicação toda. Saco. Mas fica o aviso pra vocês que me leem falando de crise e remédio, eu tô bem, talquei? Pelo menos, tô de boa e vou ficar bem em breve. Vamos aos miranhas!!!

Pra vocês terem uma noção, o único cinema de Guarapari tem três salas e desde ontem só tem Homem-Aranha passando em 95% dos horários delas de 14h30 até 22h. Eu ia no sábado com mamãe e minha irmã mas a minha ansiedade pelo filme junto com o fator Gigi-não-pode-ficar-sozinha-em-casa me fizeram chamar minha prima pra assistir ontem, sim, no dia da estreia, quando o cinema tá lotado e eu odeio. Mas ia valer o esforço! Chegamos 16h40 pra sessão de 17h30 e tava lotada… Tivemos que esperar a sessão das 18h legendada, outra coisa que eu odeio, filme de herói legendado, eu quero poder prestar atenção em tiro, porrada e teia! MAS IA VALER O ESFORÇO! E valeu mesmo, valeu muito! Que filmão, porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Marvel, sua SAFADA. No sábado eu vou é ver DE NOVO. Mas não posso esperar pra tagarelar: vamos falar do novo Homem-Aranha.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Spider-Man: No Way Home) é um filme de 2021 co-produzido pela Marvel com a Columbia Pictures e distribuído pela Sony; é a sequência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) e Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), além de parte do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme é dirigido por Jon Watts, escrito por Chris McKenna e Erik Sommers, e tem no elenco Tom Holland (Peter Parker / Homem Aranha), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Jacob Batalon (Ned) e Marisa Tomei (May), além de Willem Dafoe, Alfred Molina, Jamie Foxx, ANDREW GARFIELD e TOBEY MAGUIRE reprisando seus papeis das duas versões antigas, o Homem-Aranha (2002) do diretor Sam Raimi e O Espetacular Homem-Aranha (2012), do diretor Marc Webb. Fanservice atrás de fanservice atrás de fanservice atrás de fanservice!

Segredo pra ninguém, amei, achei tudo, achei cem por cento, chorei algumas (várias) vezes, é isso tudo que estão falando sim! Para o fã de filme de herói, especialmente pra quem acompanhou as encarnações do Homem-Aranha desde o primeiro filme lá em 2002, é um deleite. Ora, eu tinha quatro anos quando estreou esse filme, cresci tendo como principal referência de Homem-Aranha o Tobey Maguire; em 2012 veio a versão do Andrew Garfield se divertindo muito no papel, que eu também adoro, porque eu não sou uma nerdona chata que fica de pipipi papapá com reboots, e em 2016, o MCU trouxe o Tom pro rolê, e foi novamente muito bom. Pra mim, não tem um melhor. Pra mim tem três ótimos Miranhas, que eu pude/estou podendo acompanhar em três fases da vida diferentes, e ver os três juntos em tela me fez chorar MESMO, nem ligo!!!!!

O filme começa imediatamente onde Longe de Casa terminou, com o mundo inteiro descobrindo a identidade do Homem-Aranha e ele se tornando um inimigo público pela morte do Mysterio (fuck you Jake Gyllenhaal); por conta disso, ele, sua namorada MJ e seu melhor amigo Ned acabam não conseguindo entrar na faculdade que querem, e o Peter, sendo um adolescente que faz burrices como qualquer adolescente, resolve pedir ao Doutor Estranho que realize um feitiço para que todo mundo esqueça que ele é o Miranha… Não, todo mundo menos a MJ… Não, todos menos a MJ e o Ned… Pera, a tia May e o Happy também precisam saber… O guri pede pra mudar o feitiço tantas vezes que isso acaba resultando em um rolê que há muito tempo se discute e há muito tempo o nerd dos quadrinhos espera a dona Marvel se meter a adaptar para as telonas: a existência do Multiverso.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Será que existe uma Gigi numa Terra 2? Será que ela é BLINK, flamenguista e fã de Senhor dos Anéis? Bom, acontece que deu ruim aqui no Aranhaverso e aí o pobe do Peter se vê na obrigação de enfrentar uns caras que ele não conhece, mas que, teoricamente, conhecem ele: os vilões dos Aranhas passados! Com a ajuda do Doutor Estranho, o Peter vai catando esses vilões um por um, pra mandá-los de volta a seus universos, mas descobre que eles morrem ou fracassam lá e decide “curá-los” (ou, torná-los íntegros) antes disso, porque o Peter é assim, do bem, menino do coração de ouro. Contra a vontade do Doutor Estranho (a quem ele prende na dimensão espelhada!) ele entra nessa missão contando com ajuda de Ned, MJ e tia May, cura o Dr. Octopus com sucesso, mas antes de curar os outros caras o Duende Verde toma conta do Norman Osborn e aí que começa o tiro, porrada e teia (yay).

Eu curti a aparição do Octavius / Dr. Octopus (Homem-Aranha 2) como o vilão que vai pro lado dos mocinhos mais rápido e ainda ajuda a salvar o dia. Tem cinco caras desse, neh? Não tinha como enfiar lá os cinco sendo absolutamente maus, e acho que favoreceu a surpresa do filme, porque o trailer e os pôsteres dão a entender que ele vai ser um grande vilão. Mas não, isso tá pros outros caras, e uns são melhor aproveitados que outros. Claro, os mais bem aproveitados são o Norman Osborn / Duende Verde (Homem-Aranha) e o Max Dillon / Electro (O Espetacular Homem Aranha 2), pelo cachê de Willem Dafoe e Jamie Foxx kkkk. A gente entende a motivação desses dois, o Duende Verde é a persona do Duende Verde, ele convence os outros que eles não precisam ser curados, e o Max, além de ser muito mais cool nesse universo, pode ser muito mais poderoso, daí eles brigando com o carinha que quer mandá-los de volta. Agora, os outros dois, o Lagarto (O Espetacular Homem-Aranha) e o Homem-Areia (Homem-Aranha 3), são mais aleatórios. O coitado do Homem-Areia só quer voltar pra casa, tá no meio da briga por que, amado? Sentasse e esperasse, ou ajudasse os Miranhas a acabar com os caras maus de verdade mais rápido. Meio sem graça as aparições deles, foram mais pelo fanservice puro mesmo, mas enfim, né.

Gente? O Peter e o Norman caindo na porrada, aonde que o véio arrumou tanta disposição pra brigar desse jeito? Hahaha. Acontece que, infelizmente, chega a hora daquele evento que vai mudar a vida de Peter Parker pra sempre, uma perda muito sofrida que nesse universo foi incubida à amadíssima tia May, tadinha, que morre durante o ataque do Duende Verde. Achei a morte dela meio mais ou menos. Mais porque a carga emocional era muito forte e o Tom e a Marisa entregaram tudo, a cena é muito, muito triste. Menos, porque o golpe mesmo a gente nem percebe. Peter e tia May seguem conversando tipo, tô doído mas vou ficar bem!, e aí que ele percebe que ela tá ferida, e aí ela morre. Achei que esse momento merecia algo mais impactante, mais doloroso de ver, tanto pra nós quanto pro Peter.

ATENÇÃO, ATENÇÃO!!! É nesse momento, quanto o Peter está mais vulnerável que nunca, que surgem os outros Miranhas!!! – aliás, eles são encontrados pelo Ned e pela MJ procurando o Peter deles, e surgem em cena pra provocar uma catarse que a única vez que a gente viu no MCU antes deve ter sido em Vingadores: Ultimato quando o Capitão América segurou o Mjolnir. Caramba, quando Andrew Garfield e Tobey Maguire apareceram foi como se o Brasil tivesse feito um gol na final da Copa do Mundo, isso antes da gente odiar a seleção brasileira pela sua associação ao Jair Bolsonaro. Caralhooooooo, que vibe incrível! AMO quando um filme faz o cinema gritar de emoção, e o que eu vi ontem no cinema foi de MUITA EMOÇÃO, cê tá doido. Eh, dona Marvel, a senhora faz tudo e fez tudo de novo. Que experiência!

É perceptível que o Peter do Andrew (O Espetacular Homem-Aranha) segue muito infeliz e traumatizado pela perda da Gwen Stacy (um beijo, Emma Stone), mas o Andrew tá se divertindo com cada segundo dessa bagaça, ele mereceu muito isso e eu tô muito feliz de poder ver ele atuando como o Spider de novo. Já o Peter do Tobey (Homem-Aranha), tá véio, hein, colega? Dá pra ver esses dezenove anos aí na sua cara. Achei o Tobey mais automático. Tipo “eu não esperava que isso fosse acontecer, mas já que estamos aqui”. Tudo bem. Corações de ouro tanto quanto o nosso Peter do MCU, eles não só vão ajudá-lo a curar os vilões de seus universos, mas também a enxergar que com grandes poderes realmente vem grandes responsabilidades, o certo a se fazer nesse momento não é se entregar à vontade de vingança pela May e sim continuar íntegro, como são os verdadeiros heróis.

Apesar da bagunça visual que é aquela grande luta dos três Miranhas contra o Electro, o Lagarto e o Homem-Areia, ver os três lutando lado a lado foi especial. Os dois Peter antigos assumem ali papeis como de irmãos mais velhos pro nosso Peter, mais experientes, e a nostalgia de vê-los como o Aranha de novo depois de todos esses anos é… De chorar. E daí que sou chorona. Eu tinha uma brusinha com o pôster de Homem-Aranha 2 quando era criança que usava o tempo todo. Eu chorei provavelmente toda vez que o Tobey abriu a boca pra falar. E eu adoro o Andrew então eu chorei muito MESMO. Várias vezes. Nem ligo. No final do rolê, antes dos dois voltarem pros seus universos, os três se abraçam e é esse o momento que eu assistir em loop pra sempre. É esse o momento que eu queria tatuar!

Bom, nem tudo são flores, neh? Depois de curar o Duende Verde (e de uma cena que só não me assustou mais que o Carlisle em Amanhecer – Parte 2), o Doutor Estranho tem que mandar todo mundo de volta, mas esse universo já tá se abrindo pra todas as pessoas que sabem que o Peter Parker é o Homem-Aranha, e a única solução pra consertar o feitiço é a pior de todas… Fazer todo mundo esquecer que Peter Parker é o Homem-Aranha. Todo mundo incluindo a MJ, todo mundo mundo incluindo o Ned, o Happy. Que bad, cara. O filme termina assim, nessa deprê, prestes a recomeçar a história do Aranha outra vez. Sim, porque ninguém sabe, ele não tem mais a tecnologia do Tony Stark, tem ele, ele mesmo e seu traje mais simplesinho. O bom e velho amigão da vizinhança. Um sentimento muito agridoce.

Acho que a impressão que fica no final é que a gente participou de uma grande festa e agora tá passando pela ressaca; foi tudo muito bom, wow, Miranhas, tiro, porrada e nostalgia, mas e aí? O Peter voltou pra estaca zero. Sozinho, prestes a entrar na faculdade, tendo que se virar sem a tecnologia que ele se acostumou a ter, bem longe dos problemas que o pessoal vai ter em sabe-se lá qual planeta. Mas acho que isso abre um mundo de possibilidades. Quem sabe agora a Marvel vai seguir para o lado mais clássico, mais parecido com o que a gente conheceu na primeira trilogia? Vamos ver o que vem por aí. Achei confuso também o ato de curar os vilões dos Aranhas passados, isso não muda o passado deles e se muda o passado cria um monte de ramificações que causam um monte de mudanças no futuro e pipipi papapá? Meu deus… Chega me deu dor de cabeça pensar nisso.

Eu não vi Loki nem What If então considerem que posso estar falando bobagem (inclusive agora parece que serei obrigada a ver)

MAS ENFIM. Filmão. Filmaço. Desde já um dos melhores do MCU. Como dizem os diretores desses filmes chatos que vocês assistem, uma experiência que precisa ser vista no cinema! Hahaha. Com grandes filmes vem grandes bilheterias. Amei, achei tudo, achei cem por cento, chorei várias vezes, é isso tudo que estão falando sim! Aliás tô doida pra ver de novo amanhã. E a Marvel nem precisou me patrocinar pra eu publicar essa rasgação de seda! Agora vou tomar um banhozinho, jantar uma lasanha, tomar uma coquinha bem gelada e assistir meus capope que hoje teve gayo e eu ainda não vi nadinha do que rolou. You go, Miranha!

Deixe um comentário